Assembleia Nacional Galega  

 

Bem-vindes ao web da ANG!!


25.04.2018

25 DE ABRIL

25abril.jpg
A Assembleia Nacional deseja parabenizar a todos os portugueses e portuguesas no seu Dia da Liberdade ou Dia da Revolução dos Cravos.

A ruptura radical com o passado da ditadura que representou o 25 de Abril de 1974 serviu para que o povo português coseguisse as suas liberdades políticas e uma democracia republicana de muita qualidade.

A ANG também quer expressar nesta data tão especial os melhores desejos para o povo português e a fraternidade que nos une com Portugal.

Viva o 25 de Abril!!

AssembleiaNG - 06:51 | Adicionar um comentário

19.04.2018

Apresentação pública da ANG em Lugo e Reunião de Sócios

Lugo.jpg

Nesta sexta-feira 20 de abril de 2018, terá lugar a apresentação pública da Assembleia Nacional Galega (ANG) na Despensa do Saa (Rua Salvador de Madariaga, nº8, baixo) da cidade de Lugo. O ato começará às 17.00hrs. Além disso, após esta apresentação decorrerá, de maneira fechada, uma reunião de sócios que começará por volta das 19.30/20:00hrs.
 

O programa do evento de apresentação pública da ANG será o que se mostra a seguir:
 
1) Informação da ANG:

- Explicação de por que a situação do País exige outro tipo de atuações que justificam a existência da ANG.

- Em que consiste a ANG e quais são os seus objetivos?

- Quais são os seus Estatutos?

- Como é o seu Código Ético?

- Quais são as atividades que se poderia realizar proximamente?


2) Debate aberto com a participação do público presente dos temas da ANG e da situação da Galiza.

3) Atuações:

- Xulio Pardo de Neyra

AssembleiaNG - 21:22 | Adicionar um comentário

13.04.2018

A Assembleia Nacional Galega lança campanha de recolha de assinaturas contra a incineração de pneus no Berço


Bierzo Aire Limpio.png

Ligação da campanha da Assembleia Nacional Galega

Desde a Assembleia Nacional Galega queremos impulsionar a recolha de assinaturas e apoios da vizinhança e organizações da Galiza e do Eo-Návia à campanha promovida pela plataforma Bierzo Aire Limpio contra a incineração de pneus na empresa Cementos Cosmos. Somos cientes da atitude de desapreço que esta empresa tem contra as pessoas e os territórios, pela sua atuação no Concelho de Triacastela (Galiza), onde a sua atividade ilegal faz perigar a conservação da Cova de Eirós, na qual em 2012 foi encontrado um conjunto de pinturas e gravados rupestres que se poderiam remontar até 30mil anos de antiguidade, sendo a primeira mostra de arte rupestre achada na Galiza e que motivou a sua declaração como Bem de Interesse Cultural (BIC). Este comportamento de desapreço por parte da multinacional Votorantim, à qual Cosmos pertence, é o mesmo que se dá nos planos de intervenção em Corcoesto e na mina de Touro por Edgewater Exploration Ltd., e por isso pedimos o apoio ao manifesto de Bierzo Aire Limpo. Tambén manifestamos a nossa rejeição à atitude demonstrada pela empresa contra a liberdade de expressão das pessoas afetadas pela sua atividade, que se tem traduzido em demandas por motivos de honra contra Marcos Celeiro (Triacastela) e Valentín Carrera (O Berço) supondo-lhes grandes desembolsos económicos com o intuito de castigar e intimidar aquelas pessoas que como elas se opõem à sua atividade contaminante.

MANIFESTO “BIERZO AIRE LIMPIO”

“Em maio de 2011, mais de dez mil bercianos manifestaram-se – chamados pelos conselhos reguladores dos produtos do Bierzo e vinte e dois grupos de cidadãos – contra a incineração de resíduos planejada pela empresa Cementos Cosmos, contra Aqualdre Zinc e contra a lixeira de Biergrim. [Más información…]

AssembleiaNG - 23:26 @ Cultura, Sociedade, Política, Património, Economia | Adicionar um comentário