Assembleia Nacional Galega  

 

Bem-vindxs ao web da ANG!! 




Domingo Fontán Rodríguez (Porta do Conde, Portas - abril de 1788 - Cuntis, outubro de 1866) foi um ilustrado, político liberal, matemático e topógrafo galego conhecido fundamentalmente por ser o autor do primeiro mapa topográfico e científico da Galiza, a Carta Geométrica da Galiza. É considerado como um dos ilustres galegos mais importantes e uma das mentes mais brilhantes da História da Galiza.  


No ano 1817 (s. XIX) começou os seus trabalhos de medição para elaborar a Carta Geométrica da Galiza, labor que lhe levaria dezassete anos da sua vida. É um mapa físico da Galiza muito valorizado por ter sido o primeiro realizado no estado espanhol através de métodos completamente científicos e medições matemáticas. Cumpre salientar que foi uma das primeiras referências visuais da Galiza para xs galegxs.


Para cartografar a Galiza, aproveitou os avanços científicos vindos, sobretudo, da França. Tomou como ponto de referência a Torre da Berenguela, na catedral de Santiago de Compostela. Apesar de os trabalhos da Carta serem iniciados em 1817, não obteve apoio oficial para redigi-la até 1830. Para a elaboração desta Carta teve de percorrer a pé e a cavalo toda a Galiza. Nela aparecem localizadas as 4000 igrejas das paróquias galegas e todos os acidentes geográficos relevantes, conseguindo um nível de detalhe que não foi atingido nem superado até a aparição da cartografia por satélite artificial. No ano 1834, Fontán terminou a Carta e apresentou-a à rainha Maria Cristina que ordenou imprimi-la. Porém, não foi possível a sua impressão até 1845 que finalmente foi realiza em Paris sob direção do próprio Fontán e ao cargo do francês L. Boufard. 


O escritor Ramón Otero Pedrayo possuia um original do mapa, conservado atualmente no paço e museu de Trasalba e que menciona no seu próprio romance intitulado Arredor de Si. 


No passado ano 2015, o escritor galego Marcos Sánchez Calveiro publicou o romance Fontán, romance biográfico de tipo histórico que percorre a vida de Domingo Fontán, personagem muito importante na história galega mas caído no esquecimento. É hora de pormo-lo em valor!